a beleza da visualização de dados

Aprendemos desde cedo que quando o interlocutor não entende o que falamos é melhor fazer um desenho. Lição útil para comprar mel na Alemanha quando não se acerta na pronúncia ou para anotar direções no Japão quando não se entende as placas, mas também no trabalho, quando o cliente não entende conceitos estatísticos ou, como acontece vezes demais, tudo o que conhece sobre números é como os contar e falando em gráficos tudo acaba em pizza.

Ao mesmo tempo, a visualização de dados não só transforma números brutos em coisas relativamente bonitas, mas permite também descobrir ideias novas que passam muitas vezes despercebidas nas planilhas e nas tabelas, sejam elas as diferenças socioeconômicas entre regiões de uma mesma cidade, a história das potências mundiais ou a evolução da relação entre renda e esperança média de vida.

Para hoje, recomendamos “A Beleza da Visualização de Dados” (legendas em português):

2 respostas para “a beleza da visualização de dados”

  1. Como trabalho em coordenação de programa de Tuberculose e tenho que apresentar dados , me interessei de entrar no face na pagina de vcs.
    Bacana e gostaria de saber mais
    atenciosamente Maria José

    1. Prezada Maria José,

      Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário. A medicina, particularmente na área epidemiológica, tem uma grande tradição na visualização de dados.

      O que gostaria de saber, concretamente? Se preferir, pode escrever-nos para o email info@planpp.com.

      Atenciosamente,
      João Martinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.