Artigos

Diagnóstico da Infância e da Adolescência de Jundiaí

Documento que subsidia o Plano Decenal do setor nesta cidade de 350 mil habitantes.

Rede CUCA: impactos sociais e econômicos

Avaliação econômica e de impactos sociais das Redes de Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Rede CUCA)

Introdução ao IPM Paulista

Brochura que explica o que é e para que serve o Índice de Pobreza Multidimensional Paulista

Diagnóstico Social - Situação da criança e do adolescente no município de Lençóis Paulista

O diagnóstico social da situação da criança e do adolescente de Lençóis Paulista identificou fragilidades e oportunidades na saúde, educação, assistência social, esporte, lazer, cultura e segurança para a elaboração de um Plano de Ação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Gestão Empresarial do Impacto Social

Esta publicação foi preparada pela Plan para o CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Trata das diferentes formas de se avaliar o impacto social dos negócios com exemplos de aplicação em 4 setores da economia. O conteúdo foi produzido com a colaboração das empresas membros do Conselho.

Final Evaluation of the Cotton-4 Development Cooperation Project

Relatório de avaliação dos resultados da cooperação técnica entre o Brasil e a África na área de produção de algodão (versão em inglês).

Avaliação do Projeto Cotton-4 (Benin, Burquina Faso, Chade e Mali)

Relatório de avaliação dos resultados da cooperação técnica entre o Brasil e a África na área de produção de algodão (versão em português).

Subsídios para o entendimento da estratificação da pobreza e mecanismos para a sua superação

Balanço teórico-metodológico que subsidiou o debate com técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo na construção conjunta dos conceitos-chave para a elaboração dos indicadores do Índice de Pobreza Multidimensional Paulista. Essa discussão resultou no IPM aplicado pelo órgão no acompanhamento dos impactos do Programa Família Paulista a partir de 2016.

Orçamento por Resultados no Estado de São Paulo: experiências, desafios e perspectivas

Esta publicação mostra os desafios até agora experimentados na implantação do Orçamento por Resultados – instrumento de gestão de programas no governo do Estado de São Paulo – seus fundamentos, metodológicos e as potencialidades de sua disseminação para aprimorar a gestão governamental.

Avaliação do Programa Terra Mais Igual (Vitória, ES)

Avaliação dos resultados alcançados pelo Programa Terra Mais Igual no período de 2005 a 2012. O Programa ambiciona "promover a melhoria da qualidade de vida da população socialmente excluída, efetuando seu empoderamento através de um conjunto integrado de ações sociais, obras e serviços de natureza pública, que viabilizem as mesmas condições de acesso aos bens e serviços públicos das demais áreas do município".

Avaliação dos fatores associados à inadimplência da taxa de retribuição mensal

Este estudo trata de uma análise dos fatores que explicariam a inadimplência de taxa de retribuição de Termo de Permissão de Uso (TPU) dos moradores de unidades habitacionais construídas pela Superintendência de Habitação Popular da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo na região Sudeste da cidade.

A implantação do sistema de monitoramento e avaliação no Programa de Regularização Fundiária de São Paulo

Este texto resume o processo de implantação da gestão por resultados na Superintendência de Habitação Popular da SEHAB-SP como parte de consultoria realizada pela Plan entre 2007 e 2009.

Monitoramento de resultados e avaliação de causalidade – A experiência do OpR na Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo

O presente artigo versa sobre um dos desdobramentos do projeto de Orçamento por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão (SP) para a Secretaria de Administração Penitenciária: a experiência de avaliação de causalidades, bem como do estabelecimento de uma sistemática de monitoramento de resultados a ela aderente.

Diagnóstico municipal: Trabalho Infantil em Nova Friburgo, RJ

Este relatório apresenta os resultados finais da pesquisa de Diagnóstico sobre Trabalho Infantil em Nova Friburgo a partir de dados quali e quantitativos coletados em entrevistas semiestruturadas com atores-chave no combate ao trabalho infantil do município e em bases de dados secundários, respectiva e complementarmente.

Inferência da causalidade por análise qualitativa: o processo de validação dos quadros lógicos do orçamento por resultados no Estado de São Paulo

O presente artigo trata do método de inferência causal desenvolvido a fim de (i) validar a cadeia de resultados da Secretaria de Administração Penitenciária SAP e (ii) criar uma sistemática de M&A que refletisse essas relações. Mesmo diante das limitações encontradas, o trabalho resultou num modelo de tomada de decisões que refletiu a complexidade dos processos existentes na realidade.

Simplificando a medição de conceitos complexos: desafios e alternativas para medir o desenvolvimento integral infantil

Este artigo apresenta a trajetória de simplificação de um conceito complexo para a elaboração do índice de Desenvolvimento Integral Infantil. A solução apresentou-se como uma alternativa flexível de construção de índices e, por isso, acreditamos que é passível de ser adaptada para medição de outros fenômenos. Também é apresentada uma sugestão de representação gráfica com índice.

A implementação do acesso à informação pública: o que pensam os gestores da área social do governo federal

Este artigo é baseado em pesquisa de campo na qual entrevistamos em profundidade 15 servidores do primeiro escalão do executivo federal, na chamada área social, para compreender suas concepções de como se deve dar o acesso à informação pública em poder do Estado.

Método Quadro Lógico: sugestões de leitura

Este artigo é uma seleção de uma série de manuais e artigos que podem auxiliar àqueles que querem começar a usar o Quadro Lógico na elaboração de seus projetos, dada a dificuldade existente em encontrar informação confiável e de qualidade sobre o método, suas origens, finalidades e usos.

A política e os programas privados de desenvolvimento comunitário

Este artigo trata das relações entre a política e os programas de desenvolvimento comunitário implementados pela iniciativa privada. Pretende também oferecer algumas pistas sobre como aprimorar a relação entre ambos.

Evaluating Readiness to Implement Open Government: The Brazilian Case in Comparative Perspective

Este artigo analisa a experiência brasileira na regulamentação do direito constitucional de acesso público aos arquivos do governo, e na elaboração de meios técnicos para universalizar o acesso. Também descreve os resultados de uma avaliação da prontidão das instituições governamentais para publicar a informação, discute as principais conclusões e situa a experiência em contexto internacional.

The Complex Task of Advocacy Evaluation: Lessons from Brazil

Tem-se escrito muito sobre a aplicação obtusa de ferramentas de avaliação sem compreensão teórica adequada, mas é mais difícil encontrar análises de situações em que teorias permanecem não aplicadas devida a uma falta de ferramentas apropriadas. Este texto apresenta as ferramentas utilizadas em duas avaliações de advocacia e analisa a praticidade, incluindo como eles contestam as exigências teóricas da avaliação de advocacia.

IFPRI Evaluation of Mexico's PROGRESA: Norm, Mistake, or Exemplar?

No início da implementação do emblemático programa anti-pobreza Progresa, o governo mexicano contratou avaliadores do Instituto Internacional de Pesquisa em Políticas Alimentares (IFPRI). Este artigo utiliza uma abordagem de estudos de ciência para investigar a metodologia de avaliação feita por essa equipe, e revela uma série de omissões e ambiguidades significativas.

Tools for the Complex Task of Evaluating International Advocacy

O trabalho apresenta o uso das ferramentas Personal Brain e Diagramas Sankey para organizar e representar dados qualitativos complexos. Os recursos foram utilizados para avaliação que a Plan fez da participação da sociedade civil no Tratado de Controle de Armas aprovado pela ONU no início de 2013.

Os Objetivos do Milênio e o Monitoramento da habitação popular

Este artigo trata dos desafios de se adaptar metas e indicadores globais de desenvolvimento urbano à realidade local. Tem por base a experiência da Plan na implantação de um sistema de M&A na Prefeitura de São Paulo.

Nossa São Paulo: Social Control of Government via a Monitoring System

Controle social do governo através de um sistema de monitoramento: O caso da Nossa São Paulo.

Negotiated Validity: Three Perspectives on IFPRI Sampling Methods

A avaliação de Progresa, um programa social mexicano, desenvolvida pela ONG estadunidense IFPRI (International Food Policy Research Institute) entre 1997 e 2000 constitui uma das exemplares mais citadas da avaliação no âmbito internacional. Em parte, a fama do projeto recai no fato de ser um dos primeiros estudos a (supostamente) empregar a metodologia experimental. Este artigo analise a amostra de IFPRI-Progresa, usando como base a teoria da complexidade para questionar a imagem que emergiu dep